Embora haja benefícios no uso de uma LAN ou WAN, a maioria de nós precisa se comunicar com um recurso em outra rede, fora de nossa organização local.

Exemplos desse tipo de comunicação incluem:
Envio de um e-mail a um amigo em outro país
Acesso a notícias ou produtos em um site
Obtenção de um arquivo do computador de um vizinho
Envio de mensagem instantânea para um parente em outra cidade
Acompanhamento do jogo de um time favorito em um celular

Redes Interconectadas

Uma malha global de redes interconectadas (internetworks) atendem essas necessidades de comunicação humana. Algumas dessas redes interconectadas são de propriedade de grandes organizações públicas e privadas, tais como agências governamentais ou empresas industriais, e são reservadas a seu uso exclusivo. A rede interconectada mais conhecida e amplamente utilizada e publicamente acessível é a Internet.

A A Internet é criada por uma interconexão de redes pertencentes a Provedores de Internet (ISPs). Essas redes de ISPs conectam-se umas com as outras para fornecer acesso a milhões de usuários por todo o mundo. Garantir uma comunicação efetiva por essa infra-estrutura diversa exige a aplicação de tecnologias e protocolos consistentes e comumente reconhecidos, bem como a cooperação de muitas agências de administração de rede.

Intranet

O termo intranet é geralmente usado para se referir a uma conexão privada de LANs e WANs que pertence a uma organização, e é elaborada para ser acessível somente pelos membros da organização, funcionários ou outros com autorização.

Nota: Os termos a seguir podem possivelmente ser trocados: redes interconectadas, rede de dados e rede. Uma conexão de duas ou mais redes de dados forma uma rede interconectada (internetwork) – uma rede de redes. Também é comum referir-se a uma rede interconectada como uma rede de dados – ou simplesmente como rede – ao considerar comunicações a um alto nível. O uso de termos depende do contexto no momento e os termos podem ser freqüentemente trocados.